Ezequiel Fernández 🔎🇦🇷
Associado a vários clubes europeus com apenas 21 anos, Ezequiel Fernández tem potencial suficiente para vingar em outros voos, ao ponto de já ser conhecido como uma alternativa a Enzo Fernández!
Ezequiel Fernández é mais um talento especial proveniente do futebol argentino. A relação que existe entre o futebol europeu e os craques sul-americanos tem sempre tendência a aumentar e o médio de 21 anos entra claramente na nova fornada de jovens promessas da Argentina. A sua maturidade em tão tenra idade, aliada a características que fazem dele um médio centro completo, já começou a despertar a cobiça de clubes europeus, nomeadamente em Portugal, onde já se tinha olhado para Ezequiel como uma alternativa a Enzo Fernández no Benfica, mas as suas qualidades encaixam na perfeição em qualquer um dos 3 principais clubes do futebol português!
Entre a temporada 21/22 e 22/23 foi conquistando a pouco e pouco o seu espaço, até se tornar alguém imprescindível como é agora no Boca Juniors. Pode fazer todas as posições de um meio campo a três, por ter atributos que fazem dele não só um brilhante 8, como também um exímio 6. Isto porque consegue reunir tudo o que há de bom num médio de características mais defensivas e mais ofensivas. A sua visão de jogo é notável, bem como a qualidade que coloca em passes de curto ou longo alcance, criativo, capaz de levar a equipa para o último terço do terreno, mas no Boca Juniors, quando necessário, assume o papel de médio mais recuado, pelo equilíbrio posicional que tem e que consegue ajudar a equipa em transição defensiva, e por ser um jogador combativo, que nunca dá um lance como perdido e tem sempre uma enorme atitude competitiva. Vai do desarme ao controlo da posse e criação de oportunidades em pouquíssimos segundos, pois tem a capacidade impressionante de ser um jogador de perfis diferentes, que os consegue executar sempre que o jogo pede! Por tudo isto, será um dos próximos a rumar à Europa. Resta saber por que porta.
DADOS PESSOAIS
Nome: Ezequiel Fernández
Idade: 21 anos
Data de Nascimento: 25/07/2002
Nacionalidade: Argentina
Posição: Médio Defensivo / Médio Centro
Altura: 178 cm
Peso: 76 kg
Pé Dominante: Esquerdo
Clube Atual: Boca Juniors
Contrato: 31/12/2025
Agente: Hernan Berman
Valor de Mercado: 5.5 milhões de euros
PERCURSO DESPORTIVO (últimas 3 temporadas)
2022/2023 - Boca Juniors - 33J / 0G / 2A
2021/2022 - Tigre/Boca Juniors - 43J / 0G / 1A
2020/2021 - Boca Juniors - 3J / 0G / 0A
CARACTERÍSTICAS A DESTACAR:
DEFENSIVAS:
- Grande sentido posicional
- Capacidade de leitura por antecipação
- Exímio no momento do desarme e interceção. O elemento chave no momento da equipa recuperar a posse de bola
- Forte nos duelos aéreos
- Grande capacidade de colocar pressão no adversário direto.
FÍSICAS:
- Agilidade aplicada de diversas formas, consoante o momento do jogo (ágil no desarme e ágil a sair de pressão com bola)
- Força no sentido em que aguenta o embate de vários adversários e consegue em grande parte das vezes manter a posse de bola, fruto da forma como coloca o corpo para proteger a posse, enquanto não tem opções de passe próximas.
- Resistência - consegue estar em várias zonas do campo sempre capaz de aguentar o ritmo de jogo. Preenche todo o meio campo na profundidade e largura.
OFENSIVAS:
- Boa qualidade na variabilidade de passe com ambos os pés (longo, curto, entre linhas, na profundidade)
- Recupera a posse e procura jogar para a frente. Jogador de processos simples, foge bem da pressão por jogar muito bem a 1/2 toques (está sempre a scanear o campo)
- Forte a controlar e progredir com bola. Gosta de explorar o drible.
- Criatividade e capacidade de levar o jogo para zonas de ataque, ainda que maior parte das vezes tenha um papel mais recuado num meio campo a três.
PSICOLÓGICAS:
- Revela uma grande bravura e entrega, em todos os lances disputados! Muito comunicativo dentro de campo.
- Excelente atitude competitiva, disciplina, e gigantesca determinação
- Enorme capacidade de trabalho aliado a um grande potencial.
MOMENTOS DO JOGO:
ORGANIZAÇÃO OFENSIVA
Ezequiel Fernández assume o papel de um médio defensivo moderno. Um jogador que não é apenas um destruidor de jogo, mas que quando recupera procura organizar o jogo e levar a equipa para o ataque. Na organização ofensiva, o médio argentino é responsável por uma grande parte das ações para iniciar um ataque, sobretudo pela qualidade e variabilidade de passe que possui e que coloca a sua equipa a jogar tanto em espaços curtos, como de repente a atacar a profundidade. Em momento ofensivo é um jogador bastante objetivo, não gosta de estar muito tempo a jogar para o lado e para trás. Por isso, mesmo sob pressão, tem relativa facilidade em encontrar espaços e linhas de passe. Um jogador interessante para equipas que gostem de ter a posse de bola, o controlo do jogo e que querem os médios participativos no ataque.
ORGANIZAÇÃO DEFENSIVA
Em organização defensiva mantém-se na sua posição e ativa a pressão de forma muito intensa no seu raio de ação, que é gigantesco. Ezequiel ocupa toda a largura e profundidade do seu meio campo, por ser um elemento que tanto participa no ataque como de seguida, em transição, é o primeiro a colocar pressão no portador da bola, aproveitando as suas boas características de leitura em antecipação e de desarme e interceção, que são sempre complicadas de contrariar. Tem uma grande presença em campo e é um médio todo-o-terreno.
Na época passada totalizou uma média de 2.1 desarmes por jogo, que o faz ser um médio completo quando juntamos este dado a outros como os 77% de eficácia no drible ou os 85% de precisão de passe (imenso para alguém que recebe o jogo várias vezes). Com mais de 70% dos duelos ganhos, Ezequiel Fernández é muito importante pela leitura que faz do adversário e pela forma como rapidamente fecha os espaços, ativa pressão, desarma, mas também cria jogo e simplifica processos.
AVALIAÇÃO FINAL
Ezequiel Fernández é sem dúvida um dos melhores talentos para o futuro do futebol argentino e o facto de ter feito um trajeto sempre em crescendo numa equipa de topo como o Boca Juniors, leva todos a crer que está mais do que preparado para num espaço de um ano rumar ao futebol europeu. Atualmente, qualquer equipa sonha ter um médio polivalente, que consiga ajudar no processo defensivo e ofensivo, sem que tenha que comprometer num deles. Ezequiel sabe jogar nessas duas funções e isso será o fator principal para o fazer chegar à seleção argentina nos próximos anos. Não tem a mobilidade e magia que tem Enzo, mas o seu estilo combativo, determinado e agressivo na recuperação da posse, é o perfil ideal para equipas que gostam de um futebol em ataque continuado, pois são estes os jogadores responsáveis pelo equilíbrio tático de uma equipa inteira!
Vídeo de apresentação:
E tu? Gostarias de ter Ezequiel Fernández na tua equipa?